O robô colaborativo, como o próprio nome já define, foi desenvolvido para colaborar nas atividades de manufatura ao lado do Operador, ou seja, o robô colaborativo foi aprimorado para trabalhar ao lado de um Operador na linha de montagem de forma segura e repetitiva. 

O robô colaborativo possui sensores nos seus eixos capazes de detectar qualquer colisão durante a sua trajetória de trabalho, com isso, ele paralisa imediatamente sua movimentação ao detectar a presença de uma colisão. Essa colisão pode ser por exemplo, o corpo de um Operador que está trabalhando ao lado do robô colaborativo. 

O robô colaborativo é uma opção de braço robótico nova no mercado, porém, existem diversos fabricantes que já possuem esse produto para fornecer. 

O que é isso?

É possível utilizar um robô colaborativo em diversas aplicações industriais. Mas é preciso saber que um robô colaborativo trabalha com movimentações menos velozes quando comparado à um robô convencional. Por conta dessa velocidade reduzida é possível sua parada repentina de forma a não causar danos físicos no Operador. Mesmo assim, ele é uma opção muito interessante para trabalhos que requerem montagens de componentes, inspeção, paletização de caixas, etc. 

Outro ponto importante a ser observado, é que o robô colaborativo possui uma faixa reduzida de capacidade de carga. Os atuais fabricantes apresentam modelos que possuem capacidade de carga de 3, 5, 10 e 16 Kg.

Ao implementar um robô colaborativo, não faz-se necessário diversos acessórios de segurança de célula (gradeamento, sensores de porta, etc.), porém, é fundamental seguir a atual norma regulamentadora brasileira (NR12) que apresenta os padrões de segurança de máquinas, equipamentos e células robotizadas que indica o modelo correto de utilizar um robô colaborativo na indústria. 

A DINX possui habilitação para projetar e implementar células robotizadas com robôs colaborativos seguindo todos os procedimentos necessários, além de ser um integrador oficial da líder mundial em robótica colaborativa OMRON.

Seja mais eficiente agora, entraremos em contato