Esteja atualizado com o mercado e saia na frente

Se você acha que ter um Robô em sua linha é algo distante, está enganado. As empresas brasileiras tem como desafio estarem preparadas para enfrentar o mercado de maneira global. Para este desafio, incorporar tecnologias como robôs, câmeras inteligentes ou sensores são itens que contribuem para vencer os desafios e são cada vez mais comuns.

Para cumprir esta jornada, a Dinx Automation pode lhe auxiliar na avaliação de suas necessidades, criando pré projetos virtuais para que o melhor entendimento seja lhe apresentado.

Ebook - Robótica industrial

Saiba tudo de como um robô pode revolucionar sua empresa
E-book

Saber como e por onde atuar na transformação tecnológica de sua produção  pode ser complicado. Entender do processo de mudança entre sua linha e a linha automatizada que virá exige experiência para que o projeto aconteça de maneira eficaz.

Muitas empresas possuem inúmeros processos manuais contando sempre com a intervenção humana para realizar. É muito importante realizar uma avaliação consultiva de seus processos a fim de preparar o caminho para a automação, atuando com todos os envolvidos e aplicando processos corretos de avaliação de projeto.

Este processo de levantamento inicial e entendimento de todas as necessidades pode ser feito por uma empresa de Integração Robótica. Na Dinx Automation, temos experiência de mais de 15 anos com projetos de robótica para pequenas e média empresas.

Principais soluções do Mercado

Dentre os desafios de tornar uma produção mais eficaz, enxuta e inteligente, deve-se fazer a escolha de um tipo de robô baseado nas necessidades que foram levantadas. Muito possivelmente, alguns dos tipos abaixo poderá atender. Essas são as aplicações mais comuns no mercado.

O robô que realiza o carregamento e descarregamento de peças máquinas é muito utilizado na indústria. Esse modelo de célula robotizada pode ser aplicado em máquinas do tipo tornos, CNC, injetoras, dobradeira, dentre muitas outras possibilidades de instalação.

O robô garante a repetibilidade no processo e a certeza de poder produzir 24 horas por dia.

Em um processo produtivo existe a necessidade da movimentar peças, matéria prima, conjuntos pré-montados, dentre outros. Essa movimentação pode ser realizada transferindo peças entre esteiras, máquinas, realizando sub montagens, dentre outras ações. O robô industrial é extremamente facilitador nesse momento de operação, pois possui flexibilidade e facilidade de implementação, além de apresentar eficiência, repetibilidade e redução de custos no processo. 

O final de linha de um processo de manufatura encontra-se a necessidade de colocação do produto nas caixas. Essa atividade muitas vezes é repetitiva e também insalubre, pois muitas caixas são pesadas e geram complicações para pessoas conseguirem realizarem com segurança. O robô de paletização é muito eficiente na formação dos paletes.

O robô pode ser utilizado para realização de diversos processos de pintura, seja com tinta a base d’ água, solvente orgânico ou eletrostático. Um diferencial de um robô de pintura é a sua capacidade de garantir a repetibilidade, qualidade da aplicação da tinta e economia de produto por consequência da melhor eficiência na aplicação e cobertura da tinta na peça.

Um dos grandes desafio na produção de uma empresa é a garantia da qualidade dos produtos produzidos. Tomando por base uma empresa de usinagem, existe a necessidade de garantir o dimensional, presença ou ausência de elementos, dentro outros. Uma célula robotizada com tecnologia de sistema de visão artificial pode ajudar nesta operação. Bem como, a necessidade de verificar a estanqueidade de peças. Uma célula robotizada com sistemas embarcados de medição e teste de estanqueidade consegue atender com segurança essas verificações.

Célula robotizadas de inspeção possuem retorno sobre o investimento bastante rápidos, pois conseguem realizar múltiplas tarefas ao mesmo tempo com repetibilidade e segurança.

Projetos de Célula Robotizada

O que é? E o que faz?

Podemos dizer que uma Célula Robotizada é um sistema composto por robô industrial, atuando diretamente com máquinas, dispositivos ou sistemas que constituem o processo de manufatura. Entende-se como célula pelo fato do fluxo de operação de peças entrarem e saírem desse sistema dentro de uma cadência de trabalho e operações definidas e planejadas.

Existem diversas aplicações de células robotizadas dentro da indústria. El apode atender demandas específicas como carregar e/ou descarregar as peças de uma máquina, realizar a operação de solda em peças, montar um palete em processos de paletização, realizar pintura de peças, dentre outras aplicações.

O processo que conduz a implementação de uma Célula Robotizada exige planejamento e ferramentas avançadas de projeto, engenharia e virtualização. A aplicação de u robô exige conhecimento e know-how para que possamos obter o máximo de rendimento que ele possa oferecer na produção.

Um ponto importante de ressaltar é de que ao comprar um robô, você estará adquirindo um braço manipulador, ou seja, existe a necessidade de incorporar uma mão nesse braço (o que será o papel da garra robótica). O projeto de uma garra robótica necessita levar em consideração diversos aspectos da aplicação do robô, características do objeto que será manipulado, bem como a tipo de liga e materiais que formação o conjunto da garra.

Para processos onde o robô utiliza mais de uma garra é possível ser instalado um tool changer. Trata-se de um acessório de robô onde uma parte fixa fixa na flande do robô e as demais partes são fixadas em cada garra. No momento da troca automática de garra pelo robô, ele entrega a garra em um berço (sistema de suporte indexado com sensor de verificação),, se desprende dela, e imediatamente se desloca até a próxima garra a ser utilizada e assim indexa ela automaticamente. Essa tecnologia permite uma tempo de setup muito reduzido e a flexibilidade de um único robô trabalhar com diversas garras na mesma célula robotizada.

Outros aspectos muito importantes também devem ser considerados. Como a peça deve entrar na Célula? Como a peça deve sair da Célula? Vai haver a necessidade de operações intermediárias de inspeção de qualidade, etc.? 

Como podemos ver, a implementação de uma célula robotizada exige uma visão sistêmica sobre um processo produtivo, além do conhecimento das diversas áreas da engenharia e automação (pneumática, eletrônica, programação, mecânica, hidráulica, etc.).

Aspectos de segurança são fundamentais para uma Célula Robotizada. Os apontamentos da norma brasileira NR12 devem ser observadas, pois o robô estando trabalhando em modo automático em alta velocidade, são os elementos de segurança de máquina que vão garantir a total segurança operacional para os Colaboradores que fazem parte do mesmo ambiente de trabalho. 

Se você é uma pequena e média empresa clique aqui para saber mais sobre robôs.

 

Benefícios da Robotização em sua empresa

Repetibilidade

Após ser finalizado um projeto, o Robô fará o mesmo movimento sempre, com a mesma velocidade e os mesmos movimentos.

Flexobilidade

O robô pode ser reprogramado quantas vezes existir essa necessidade. Isso proporciona muita flexibilidade ao processo.

Produtividade

O robô pode trabalhar em jornadas prolongadas ou além da jornada normal de trabalho da empresa. Isso permite atender pedidos maiores e também manter o custo sem horas extras.

Segurança

O sistema robotizado trabalha em ciclos automáticos conforme planejado e estruturado no projeto e no em sua programação. Isso trás segurança operacional e confiabilidade no processo de manufatura.

Análise de Performance em uma Máquina Injetora de Alumínio

Produção não Robotizada

Ciclo de injeção com Operador
50%
Repetibilidade na aplicação do desmoldante
37%
Economia do líquido desmoldante
50%
Tempo necessário de um Operador na máquina
100%

Produção Robotizada

Ciclo de injeção com Robô
84%
Repetibilidade na aplicação do desmoldante
100%
Economia do líquido desmoldante
86%
Tempo necessário de um Operador na máquina
30%

CASE: Robotização

Veja um caso real de como o Robô transformou a produção de uma empresa.
CASE

Tenha um Robô industrial com a DINX Automation

Nosso foco é que sua empresa produza mais e com menores custos, por isso oferecemos soluções soluções completas, com os componentes acessórios, testes e treinamento para aqueles que irão operar a solução em sua empresa. Você também com contar com nosso suporte e garantia da solução adquirida.

Trabalhamos com todas as marcas de robótica que estão no Brasil. Veja abaixo as principais marcas que atuam no mercado.

Em um projeto de automação e robótica precisa se levar em consideração todos os aspectos de suas necessidades. Por isso, atuamos com o conceito de virtualização da célula robotizada. Com este método é possível visualizar o funcionamento do Robô e simular sua operação validando os movimentos, o acesso que ele terá em carregamento de esteiras, na manipulação de peças trazendo o conceito correto para a continuidade do projeto.

Principais Marcas do Mercado

Atuamos com as melhores marcas do mercado e com diversos tipos de aplicação.

A YASKAWA é uma empresa japonesa fabricante de robôs. A DINX é integrador oficial da YASKAWA e possui todas as certificações necessárias para assim especificar, implementar, programar e prestar pós vendas para essa marca. 

 A KUKA atualmente é uma empresa chinesa de robôs. Possui uma ampla linha de produtos para atender diversas necessidades. A DINX é integrador oficial da KUKA e possui todas as certificações necessárias para assim especificar, implementar, programar e prestar pós vendas para essa marca. 

 A KAWASAKI é uma empresa fabricante de robôs de origem japonesa. Muito tradicional em diversos segmentos e industrias pelo mundo todo. A DINX é integrador oficial da KAWASAKI e possui todas as certificações necessárias para assim especificar, implementar, programar e prestar pós vendas para essa marca. 

A EPSON é um fabricante de robôs japonesa com um escopo amplo de robôs para pequenas cargas de movimentação, bem como os robôs SCARA. 

A DINX é integrador oficial da EPSON e possui todas as certificações necessárias para assim especificar, implementar, programar e prestar pós vendas para essa marca. 

A COMAU é um tradicional fabricante de robôs italiana. Faz parte do grupo FIAT e está muito presente nos processos produtivos das fábricas da FIAT e JEEP, além de diversos segmentos industriais. 

A DINX é integrador oficial da COMAU e possui todas as certificações necessárias para assim especificar, implementar, programar e prestar pós vendas para essa marca. 

A ABB é uma empresa fabricante de robôs com sede em Zurique na Suíça. Possui uma ampla linha de robôs para atender os ais variados desafios industriais. 

A DINX é integrador oficial da ABB e possui todas as certificações necessárias para assim especificar, implementar, programar e prestar pós vendas para essa marca. 

A UR (Universal Robotics) é uma empresa dinamarquesa de robôs colaborativos. Possui robôs para 3, 5, 10 e 16 Kg de capacidade de carga para movimentação. 

A DINX é integrador oficial da UR e possui todas as certificações necessárias para assim especificar, implementar, programar e prestar pós vendas para essa marca. 

Fale conosco agora e ganhe mais competitividade!

Dê um importante passo em direção ao que há de mais moderno na manufatura.

Sua empresa no Topo do Mercado