Esteja atualizado com o mercado e saia na frente

Se você acha que ter um Robô em sua linha é algo distante, está enganado. As empresas brasileiras tem como desafio estarem preparadas para enfrentar o mercado de maneira global. Para este desafio, incorporar tecnologias como robôs, câmeras inteligentes ou sensores são itens que contribuem para vencer os desafios e são cada vez mais comuns.

Para cumprir esta jornada, a Dinx Automation pode lhe auxiliar na avaliação de suas necessidades, criando pré projetos virtuais para que o melhor entendimento seja lhe apresentado.

Saber como e por onde atuar na transformação tecnológica de sua produção  pode ser complicado. Entender do processo de mudança entre sua linha e a linha automatizada que virá exige experiência para que o projeto aconteça de maneira eficaz.

Muitas empresas possuem inúmeros processos manuais contando sempre com a intervenção humana para realizar. É muito importante realizar uma avaliação consultiva de seus processos a fim de preparar o caminho para a automação, atuando com todos os envolvidos e aplicando processos corretos de avaliação de projeto.

Este processo de levantamento inicial e entendimento de todas as necessidades pode ser feito por uma empresa de Integração Robótica. Na Dinx Automation, temos experiência de mais de 15 anos com projetos de robótica para pequenas e média empresas.

Principais soluções do Mercado

Dentre os desafios de tornar uma produção mais eficaz, enxuta e inteligente, deve-se fazer a escolha de um tipo de robô baseado nas necessidades que foram levantadas. Muito possivelmente, alguns dos tipos abaixo poderá atender. Essas são as aplicações mais comuns no mercado.

Projetos de Célula Robotizada

O que é? E o que faz?

Podemos dizer que uma Célula Robotizada é um sistema composto por robô industrial, atuando diretamente com máquinas, dispositivos ou sistemas que constituem o processo de manufatura. Entende-se como célula pelo fato do fluxo de operação de peças entrarem e saírem desse sistema dentro de uma cadência de trabalho e operações definidas e planejadas.

Existem diversas aplicações de células robotizadas dentro da indústria. El apode atender demandas específicas como carregar e/ou descarregar as peças de uma máquina, realizar a operação de solda em peças, montar um palete em processos de paletização, realizar pintura de peças, dentre outras aplicações.

O processo que conduz a implementação de uma Célula Robotizada exige planejamento e ferramentas avançadas de projeto, engenharia e virtualização. A aplicação de u robô exige conhecimento e know-how para que possamos obter o máximo de rendimento que ele possa oferecer na produção.

Um ponto importante de ressaltar é de que ao comprar um robô, você estará adquirindo um braço manipulador, ou seja, existe a necessidade de incorporar uma mão nesse braço (o que será o papel da garra robótica). O projeto de uma garra robótica necessita levar em consideração diversos aspectos da aplicação do robô, características do objeto que será manipulado, bem como a tipo de liga e materiais que formação o conjunto da garra.

Para processos onde o robô utiliza mais de uma garra é possível ser instalado um tool changer. Trata-se de um acessório de robô onde uma parte fixa fixa na flande do robô e as demais partes são fixadas em cada garra. No momento da troca automática de garra pelo robô, ele entrega a garra em um berço (sistema de suporte indexado com sensor de verificação),, se desprende dela, e imediatamente se desloca até a próxima garra a ser utilizada e assim indexa ela automaticamente. Essa tecnologia permite uma tempo de setup muito reduzido e a flexibilidade de um único robô trabalhar com diversas garras na mesma célula robotizada.

Outros aspectos muito importantes também devem ser considerados. Como a peça deve entrar na Célula? Como a peça deve sair da Célula? Vai haver a necessidade de operações intermediárias de inspeção de qualidade, etc.? 

Como podemos ver, a implementação de uma célula robotizada exige uma visão sistêmica sobre um processo produtivo, além do conhecimento das diversas áreas da engenharia e automação (pneumática, eletrônica, programação, mecânica, hidráulica, etc.).

Aspectos de segurança são fundamentais para uma Célula Robotizada. Os apontamentos da norma brasileira NR12 devem ser observadas, pois o robô estando trabalhando em modo automático em alta velocidade, são os elementos de segurança de máquina que vão garantir a total segurança operacional para os Colaboradores que fazem parte do mesmo ambiente de trabalho. 

Se você é uma pequena e média empresa clique aqui para saber mais sobre robôs.

 

Benefícios da Robotização em sua empresa

Repetibilidade

repetibilidade

Após ser finalizado um projeto, o Robô fará o mesmo movimento sempre, com a mesma velocidade e os mesmos movimentos.

Flexibilidade

O robô pode ser reprogramado quantas vezes existir essa necessidade. Isso proporciona muita flexibilidade ao processo.

Produtividade

O robô pode trabalhar em jornadas prolongadas ou além da jornada normal de trabalho da empresa. Isso permite atender pedidos maiores e também manter o custo sem horas extras.

Segurança

O sistema robotizado trabalha em ciclos automáticos conforme planejado e estruturado no projeto e no em sua programação. Isso trás segurança operacional e confiabilidade no processo de manufatura.

Análise de Performance em uma Máquina Injetora de Alumínio

Produção não Robotizada

Ciclo de injeção com Operador
50%
Repetibilidade na aplicação do desmoldante
37%
Economia do líquido desmoldante
50%
Tempo necessário de um Operador na máquina
54%

Produção Robotizada

Ciclo de injeção com Robô
84%
Repetibilidade na aplicação do desmoldante
100%
Economia do líquido desmoldante
86%
Tempo necessário de um Operador na máquina
30%

Tenha um Robô industrial com a DINX Automation

Nosso foco é que sua empresa produza mais e com menores custos, por isso oferecemos soluções soluções completas, com os componentes acessórios, testes e treinamento para aqueles que irão operar a solução em sua empresa. Você também com contar com nosso suporte e garantia da solução adquirida.

Trabalhamos com todas as marcas de robótica que estão no Brasil. Veja abaixo as principais marcas que atuam no mercado.

Em um projeto de automação e robótica precisa se levar em consideração todos os aspectos de suas necessidades. Por isso, atuamos com o conceito de virtualização da célula robotizada. Com este método é possível visualizar o funcionamento do Robô e simular sua operação validando os movimentos, o acesso que ele terá em carregamento de esteiras, na manipulação de peças trazendo o conceito correto para a continuidade do projeto.

Principais Marcas do Mercado

Atuamos com as melhores marcas do mercado e com diversos tipos de aplicação.

Fale conosco agora e ganhe mais competitividade!

Dê um importante passo em direção ao que há de mais moderno na manufatura.

Sua empresa no Topo do Mercado