Célula Robotizada

O que é Célula Robotizada?

Veja o que é uma Célula Robotizada e como ela pode ajudar a sua empresa e produzir com mais eficiência.

Célula Robotiza: flexível e ágil para sua produção crescer

Completa e programável, a Célula Robotiza é uma solução robótica que opera com isolamento por gradil da linha de produção e possui todos os equipamento e periféricos para operar dentro desta célula. E composta por um Robô, controlador, ferramenta de robô e outros periféricos  
 

    • Sensores, por exemplo de visão, de segurança, tamanho, cor. 
    • Ferramenta do Robô, para manipulação da peça como a Garra ou a tocha de Solda por exemplo. 
    • Alimentador de peças, como por exemplo esteira, transportadores 
    • Gradil e Guarda corpo, é o isolamento que a célula necessariamente deve possuir assim como sensores de segurança para parar a célula por motivos de segurança. 

O que considerar antes de construir uma célula robotizada?

Função de Trabalho da Célula

Para que o projeto seja entrego com qualidade é muito importante elaborar o espoco da solução com clareza pelos diversos departamento de sua empresa. Se for uma célula de solda por exemplo, tem que se ficar claro que o Robô dentro de uma célula pode ter limitação de espaço por exemplo. Então validar quais serão as peças para a solda é de suma importância pois depois que a célula está pronta não há como voltar atrás.  

Virtualização

Para que o projeto seja bem implementado é sempre bom virtualizar a solução, para que a equipe que trabalha no projeto possa ver um pré-funcionamento da célula e corrigir antecipadamente qualquer objeção ao projeto.  

Projeção do Espaço

Ao chegar a célula em sua produção seu layout de trabalho deverá ser alterado. É muito importante validar com a equipe que irá atuar com a célula o funcionamento real da operação. Observar a entrada e a saída de peças junto a equipe enriquece muito o projeto e faz com que o layout seja atualizado com sucesso. 

Ciclos para atender sua produção

O Robô é largamente utilizado para substituir trabalhos que oferecem riscos aos operadores ou que possam causar lesões. Mesmo sendo muito eficientes, há processos que um humano consegue fazer mais rápido com um Robô, por isso, ao projetar a solução e muito importante validar o tempo de ciclo que um Robô irá utilizar para trabalhar dentro de seus processos. 

Segurança

A célula robotizada quando implantada no cliente segue as normas de segurança NR10 e também é projetada para não oferecer risco aos colaboradores que estão próximos a célula. No projeto é contemplado possuir: 

    • Dispositivos de Proteção 
    • Avisos de periculosidade 
    • Guarda corpo do Operador 
    • Botões de pane em todos os lados da célula 
    • Parada de trabalho de alguém tentar entrar na célula 
    • Treinamento de Segurança e Operação 

Benefícios

Investimento mais acessível– Uma célula préprojetada reduz os custos com horas de projeto, materiais e serviço de implantação. O fato de ter um custo menor não deprecia a solução que é completa. O que será necessário é validar as medidas, ângulos e ferramentas para que a solução seja 100% aderente as necessidades que sua empresa possui. 

Eficiência Ampliada

A Célula Robotiza possui gradeamento que isola a solução e isso permite o Robô atuar em sua velocidade máxima e também explorar todos os ângulos dentro da célula. Quando o Robô atua em uma produção o risco com os colaboradores e maior e nem sempre o Robô pode atuar livremente devido à presença humano no local. Com o Robô atuando dentro da Célula ganhamos em velocidade e quantidade de movimentos possíveis.

Segurança onboard

A Solução de Célula Robotizada é entregue obedecendo as normas de segurança. Todo contato humano só é possível com a Célula sem operação devido a sensores que travam o processo. No projeto, já e contemplado as normas NR10.

Implantação mais rápida

A implantação do projeto acontece mais rapidamente pois boa parte do projeto é realizada em nossa empresa, o programa do Robô, cabeamento, a ferramenta do Robô é praticamente realizada antes que chegue no cliente. Além da questão do custo que é reduzido, a quantidade de horas investidas para implantar a célula também é um atrativo.  

Share this post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email