Melhoria de Qualidade utilizando a Robotização

Veja como sua empresa pode melhorar a qualidade dos produtos utilizando um Robô

A busca por otimização na qualidade dos produtos é constante na indústria. Qualidade de produto influi diretamente na percepção que o consumidor tem sobre a sua empresa e sua marca. A concorrência na indústria a cada ano é mais acirrada pois empresas de outros países concorrem no cenário nacional trazendo novidades de produtos, atualizações forçando a indústria nacional buscar novas melhorias de processos, mudanças na produção e a buscar novas tecnologias para atender a demanda do mercado. 

Entendendo os principais problemas de qualidade

No processo de qualidade de empresas um item que não está em conformidade geralmente é analisado para se entender o motivo no qual ocorreu o problema. Processos repetitivos levam os colaboradores a fadiga da mente e do corpo, podem ocasionar lesões que é um dos motivos para falhas em produtos.  Dentre a análise de departamentos de qualidade podemos listar:
 

    • Desvio de atenção ao realizar o processo 
    • Fadiga ou cansaço 
    • Ajuste errado de ferramenta 
    • Teste de qualidade não realizado 
    • Trabalho com periculosidade 
    • Esforços repetitivos 
    • Cargas pesadas 

Revés para as empresas

Dentre a experiência que temos em implantar projetos de automação e robótica vemos que os motivos das empresas tomarem a decisão para isso muitas vezes se repetem entre elas. Danos severos a imagem perante ao cliente, processos trabalhistas ou a necessidade de aumentar a qualidade de saída de seus produtos. Não melhorar a qualidade com que seus produtos são finalizados implica em: 

    • Custo de retrabalho 
    • Custo de material perdido 
    • Problemas com reclamação de clientes 

Melhorando a Qualidade

Gerencie as razões de produtos em não conformidade

Deixar sua empresa gastando materiais, tempo e ainda perdendo reputação com o cliente fará com que chegue ao caos. Para estes casos, podemos dizer que um que a automação com Robô poderá ser uma opção pois em muitas empresas já atuam com esta solução e faz com que processos sejam executados com mais qualidade. 

Atuação com Robô para aumento de qualidade.

Para processos de repetição massificada o Robô pode atender sua empresa. Ele executa a tarefa programada em alta velocidade guardando sempre a mesma qualidade. Ele não ficará cansado com o peso ou a repetição e diferente de um colaborador e não irá se machucar. A tarefa de um Robô nunca foi substituir pessoas, mas sim processos difíceis de serem executados.   

Benefícios:

Precisão 
O Robô executa o mesmo programa sempre com acuracidade milesinal.  

Velocidade
 
Produza mais administrando suas demandas. Uma linha automatizada permite sua empresa dominar melhor a quantidade de produção diária. 

Redução de Custos 
Reduza custos com retrabalho, benefícios ou custos com salários. 

Integração Tecnológica

Um projeto com Robô poderá abrir um leque de opções para sua produção. O Robô já é preparado para a indústria 4.0 e possui integração com diversos equipamentos: 

Câmera de Visão:
As inspeções de qualidade de sua produção podem ser realizadas através de procedimento automático de análise de qualidade. 

Sensores:
Há a possibilidade de utilizar sensores que medem produtos, verificam padrões corretos, peso e cores.  
 
Garras de Robô Multifunção:
Enquanto um Robô movimenta um produto, ele pode realizar operação de sopro, aplicação de materiais químicos através de sua garra.  

Share this post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email