Inspeção e Teste Automatizado
Os desafios encontrados na indústria para padronizar e garantir a qualidade dos produtos manufaturados são enormes. Muitos produtos possuem especificações complexas e necessitam de inúmeras inspeções durante o fluxo de produção e na fase final de envio para cliente final, além do envolvimento de uma grande quantidade de funcionários realizando medições, sistemas mecânicos, dentre outros.
Saiba que com a implementação de sistemas automatizados de inspeção é possível obter uma considerável redução de custos operacionais, garantir a repetibilidade no trabalho, além de armazenar as informações coletadas para auxiliar na tomada de decisão ou rápido informativo às equipes envolvidas.
Existem diversas ferramentas e tecnologias capazes de atenderem as mais rigorosas necessidades dos clientes.
Como funciona isso?
Existem diversas tecnologias capazes de atender uma necessidade de inspeção. Para desenvolver e implementar um sistema de inspeção é preciso Know-How, pois além de conhecer as ferramentas tecnológicas, em muitas vezes, a solução envolve a utilização de dispositivos especiais, robôs, manipuladores, dentre outros recursos.
Os equipamentos mais utilizados para realizar inspeção são as câmeras de visão artificial. Elas são capazes de realizarem a leitura e inspecionar cor, dimensional, presença ou ausência de elementos, etc. Existe também sensores específicos para realizar a inspeção de pontos específicos da peça,
Os sistemas de inspeção mais complexos exigem além dos equipamentos de medição e inspeção, a utilização de robôs para manipulação e o correto posicionamento das peças, esteiras, sistema de armazenamento e gerenciamento dos dados obtidos nas leituras, sistemas de segurança de máquinas, dentre outros.
A DINX possui Know-How para desenvolver e implementar sistemas robustos para inspeção de peças.
Quais são as aplicações mais comuns?
As aplicações de inspeção mais comuns utilizadas na indústrias são:
Inspeção de superfícies de componentes ou produtos acabados (ausência de riscos, manchas, etc.).
Inspeção do dimensional de peças usinadas.
Inspeção da presença e/ou ausência de determinados elementos em peças usinadas, injetadas, etc.
Inspeção do posicionamento correto de montagem de componentes.