Eficiencia na Indústria

Eficiência na Produção usando Tecnologia e Automação

Leia neste Post como um projeto integrado de célula robotizada torna a produção da indústria mais eficiente.

Veja como a implementação de tecnologia auxilia as empresas a obter resultados

Que sua empresa precisa de uma produção mais eficaz e enxuta você já sabe. Como fazer isso é o que vamos mostrar neste post. Sabemos o quanto o mercado é difícil e concorrido, por isso temos proposto ao mercado conteúdos que ajudam pequenas e médias empresas a compor melhor uma estratégia para implementar soluções de tecnologia e automação.    

Desde o início das operações o foco de nossa empresa tem sido tornar a indústria mais competitiva e eficiente. A demanda por projetos que trazem mais eficiência para as produções tem crescido a cada ano.  

Segundo informações da Mordor Intelligence o mercado de Robótica vai ser ampliado em 20.4% em cinco anos. Este crescimento se refere a projeção de crescimento para projetos com Robôs. No campo de Automação Industrial as tecnologias existentes são muitas e com certeza podemos dizer que muitas irão crescer junto.   

As empresas brasileiras não podem ficar de fora de ter um planejamento tecnológico para acompanhar o mercado e não ficarem defasadas.   

Pequenas e Médias empresas estão cada vez mais adotando um planejamento mais robusto na área de tecnologia e automação realizando investimentos que verdadeiramente as tornam mais eficazes nos processos produtivos.

Principais Equipamentos deste Projeto

Robô Yaskawa, modelo GP25. 

Solução de Garra – Solução especial de pega de peça e aplicação do líquido desmoldante nos moldes da máquina injetora de alumínio. 

O problema do Cliente

O problema que levantamos no cliente mostravnecessidade de um processo mais previsível, automático, seguro e repetitivo, além da redução do custo operacional.   

No modelo de trabalho do cliente, o operador era o responsável pela retirada da peça dentro da máquina injetora de alumínio após a abertura do molde, bem como, na aplicação do líquido desmoldante nos pontos específicos do molde.  

O trabalho repetitivo afetava a produtividade no sentido de cansar o braço do operador. Havia desperdício do líquido desmoldante durante o processo de aplicação pelo operador, bem como, frequentes falhas de aplicações em pontos importantes do molde, pois todo esse procedimento era de responsabilidade do operador realizar. 

Com a perda de produtividade durante o turno de trabalho, o volume de produção caia, bem como, o aumento de custo de cada peça produzida. 

O cliente precisava parar a produção da máquina durante o horário de almoço. Com isso, deixava de complementar sua produção em 1 hora por dia. 

Outro ponto importante era o fato de o Operador trabalhar diretamente com alta temperatura e um ambiente bastante agressivo de vapores químicos. 

Solução Proposta

Realizamos o estudo de layout e necessidades técnicas do cliente. Com o auxílio de software de virtualização robótica, definimos um método de manufatura completo para atender as necessidades.  

A solução foi composta por robô de seis eixos, uma garra robótica customizada, um sistema de resfriamento da peça após ser retirada da máquina injetora, um sistema de sensores para inspecionar a presença das peças no galho de injeção e um sistema de saída das peças para fora da Célula Robotizada. 

Robótica e Eficiência
Projeto de Robô Industrial da Dinx Automation

Resultados Obtidos

Após a implementação da Células Robotizada, conseguimos observar a presença de diversos ganhos de eficiência pelo cliente, sendo alguns principais: 

Repetibilidade na Produção

Após a execução do software do robô e integração com a máquina injetora, o ciclo de trabalho foi definido em uma único intervalo de tempo e reduzido para trabalho em ciclos automáticos, ou seja, sabe-se exatamente o tempo de produção por peça injetada, sem variações. 

Redução do tempo de ciclo da máquina

Houve uma redução no tempo de ciclo da máquina de 54 segundos para 41 segundos. Isso aconteceu por conta do robô e sistemas integrados serem mais eficientes no quesito de trabalho repetitivo e trajetórias de trabalho, resultando da redução do tempo de ciclo e aumento da produtividade da máquina. 

Célula Dinx

Maior produtividade por dia

A célula robotizada possibilitou utilizar o período do almoço para produzir, bem como, estender a jornada de trabalho sem a presença de um operador especializado. 

Mais segurança para os colaboradores

Com a utilização do robô para produção, foi assim eliminado qualquer risco do Operador se queimar ou obter possíveis problemas por conta do ambiente exposto. Isso traz uma segurança jurídica e operacional para o cliente. 

Segurança Operacional

Com a utilização dos conceitos de NR12 (norma regulamentadora brasileira) que trata dos aspectos de segurança de máquina, garante-se as questões técnicas de segurança e operação entre os funcionários com a Células Robotizada. 

Rápido retorno sobre o investimento

Com o estudo prévio da DINX nas questões de retornos financeiros no projeto, pode-se acompanhar de forma objetiva as premissas estabelecidas para o retorno sobre o investimento realizado. Neste caso, o retorno do investimento aconteceu em 6,5 meses. 

Share this post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email